Paulo Franke

26 abril, 2013

5. HEIDELBERG - "Príncipe Estudante" (post voltado para Cinéfilos)


E então cheguei à esperada Heidelberg, que incluí no meu roteiro por causa do filme "O Príncipe Estudante" (The Student Prince), a que assisti nos anos 50 no Cine Capitólio, em Pelotas-RS. Esta postagem será por certo de  interesse dos meus leitores cinéfilos que apreciem como eu filmes antigos (somente), mas também a turistas que aconselho na próxima vinda à Europa incluírem no seu roteiro a magnífica Heidelberg.




Chegando na estação, cansado mas com grande expectativa.


Por ter economizado grana devido à "condensação de roteiros", dei-me ao luxo de hospedar-me no IBIS Hotel...


... bem perto da estação, em uma área moderna da cidade.


Uma noite bem descansada depois de duas mal-dormidas...


Da janela do quarto vi o sol despontar atrás da montanha.


Depois do breakfast no hotel, sai a caminhar para o centro da cidade e para a Cidade Velha. No caminho, sinais da primavera chegando e colocando flores nas árvores.



Prepare-se que vai ser um "longa metragem", pois vou inserir na postagem cenas do DVD a que assisti com minha filha e neta em Estocolmo, na etapa final desta viagem, grandes momentos vendo o interesse de minha filha e neta no filme que tanto gostei na adolescência, na idade de minha neta!



Os atores principais.


A possante voz de Mario Lanza, dublada por Ed Purdom, devido ao rompimento do contrato do ator italiano com a MGM (veja link)


Conferindo o longo trecho a pé que percorri, ao longo do rio Neckar.



Caminhando e parando para fotografar e conferir as belezas da famosa cidade.


Do outro lado do rio, certamente a área nobre da cidade.


Continuava a muito fria primavera na Alemanha...


... mas imaginei Heidelberg no verão...


... e no quanto seria especial...



... navegar nestes barcos para turistas!


Pena, Bach, mas já não estarei aqui para ouvir tuas músicas em 13.04!


O rei e seu sobrinho Karl, herdeiro do trono, cantam "Castelo Forte" (Ein Feste Burg) na capela do castelo.


O rei, impressionado com o caráter austero do príncipe, sugere que ele vá à universidade em Heidelberg, recomendada pelo buttler. E depois de um tempo deveria voltar a fim de casar-se com a princesa de um reino próspero. Casamento de interesse, uma vez que o seu reino estava em situação precária financeiramente.


No caminho, o edifício de uma universidade. Heildelberg é a cidade tradicional das universidades na Alemanha.


Outro belo edifício ao longo do rio.


"Amarrei-me" com esta foto!


E como sempre com os telhados comuns na Europa, com suas águas-furtadas (mansardas).



Em Paris, disseram-me que era onde ficavam os quartos da criadagem.


Os hotéis na cidade velha disseram-me ser muito caros.


Hospedado em uma estalagem perto da universidade onde estudaria, o príncipe recebe as boas-vindas musicais de Kate, a sobrinha do dono, que canta"When is summertime in Heidelberg" para ele...


... que conhece também a música e canta enquanto ela toca o piano. Nascia naquele instante um grande amor impossível.


Os problemas de ajuste aos demais estudantes que frequentam o bar da estalagem dura pouco e logo o príncipe "enturma-se"  com os estudantes mais simples, para ciúme da ala dos estudantes nobres, a qual ele deveria pertencer.



E continuo a andar ao longo do rio...


... como sempre, atento aos estilos de prédios, como em cada cidade que visito.


... daí gostar tanto de visitar cidades européias.


Este tem torres como de vigia em cada canto, parecendo uma fortaleza.


Belezas ao longo de todo o rio.


Karl, como quer ser chamado, é um exímio espadachim e vence um duelo com o ainda enciumado líder do grupo nobre de estudantes.


Kate segue-o preocupada e é o momento da música "Deep in my heart" (No profundo do meu coração),  que encerra uma declaração de amor de um pelo outro.


Enfim, cheguei à famosa antiga ponte que já conhecia por fotografia.


Por que, afinal, estou usando os óculos que só preciso para ler??



Talvez para ler o mapa, a todo o momento com indicações de lugares imperdíveis.


Torres ao pé da ponte.


Uma moto de Heidelberg, com detalhes que talvez um zoom mostre.


Vendendo não sei o quê, esta carrocinha lembrou-me as da colônia dos alemães em Pelotas!

Talvez eu deveria ter atravessado a bela e antiga ponte... tarde demais.


Tanta beleza fez o frio passar, ou esquecê-lo.



Um típico restaurante europeu, mas vazio pelo frio que fazia.


Beleza de ruela!


Anneli gosta de bolsas, daí sempre fotografar este tipo, identificando cada cidade onde é vendida, mas nunca comprar...


Interessante o tipo brasão comum em muitas portas!


No meio de estudantes da Croácia e ao fundo a ponte medieval.


Uma rua do centro da Cidade Velha com a montanha ao fundo...


Outro prédio antigo típico... uma ex-universidade?


Depois de um baile, Karl planeja abdicar ao trono por amor a Kate e fugirem juntos... Ela hesita, mas enfim concorda e sobe ao seu quarto para preparar a mala...


Enquanto isto, Karl recebe a visita do primeiro-ministro, com o recado do rei, que está muito doente, e chama-o para voltar à sua presença com urgência.


Inconformado com o seu plano frustrado, promete voltar...


Mas Kate, ao despedir-se do amado, cai novamente na realidade...


O castelo de Heidelberg na montanha.


Relógios-cucos da Floresta Negra vendidos na cidade.


"Chocolate Company", lembrando o Forrest Gump.


"Rua da Farmácia", foto para lembrar meu filho. Há na cidade um famoso "Museu da Farmácia", que ficará para ser visitado outra vez, se aqui voltar...


Belo casario atrás de um monumento a não sei quem.


Um hotel no centro da Cidade Velha.


Montanha, telhados, luminária, sacada...


Foto do centro comercial da cidade.


Uma igreja evangélica luterana...


... e seu interior simples típico.




Morre o rei e Karl canta junto ao caixão.


Uma música, tipo hino, que me comoveu como adolescente ao assistir ao filme. Por quê? Penso eu que desde aquele tempo Deus me chamava para o Seu ministério.

Se quiser fazer uma pausa para escutar a música, cuja letra consegui ao ouvir um grupo cantar no Corpo do Harlem, em NY, em 1977...

https://www.youtube.com/watch?v=_OQ2Cc6yFz4

Para ouvir a música, cole o link na sua barra de enderecos.



Confesso que chorava ao ouvir Mario Lanza cantá-la. Tocava-me mais do que a própria história de amor do filme, o que seria um sentimento típico de adolescente, ainda que, recordo-me, era um tempo de apaixonar-me facilmente por muitas "Kates", como o príncipe estudante. 


A MGM visitou Heidelberg, certamente, para copiar no cenário do filme uma igreja...


... tão parecida, como esta luterana local que fotografei.


"Eu perdi meu coração em Heidelberg"...


... e aconteceu, num sentido.


E no hotel, quase me esqueço da cruzinha que carreguei no pescoço todo o tempo, o que teria sido uma pena.


Esta vitrine fez-me lembrar de uma conterrânea e fotografei-a para ela.


Espero que uma nova porta se abra um dia para voltar a Heidelberg, a cidade-princesa desta minha InterRail.


Voltando rápido ao hotel, tempo para fotografar esta "Vespa" com capota...


... e este Fusca conversível!


Um moderno edifício de eventos diante do IBIS.



Hora de pegar a mala no hotel e dirigir-me à estação.


É uma estátua, viram? Não eu.



Um postal do verão em Heidelberg.


E o final do filme?? 

O príncipe no trem que o conduz para o reino onde acontecerá seu casamento real, lembra-se com seu amigo buttler do tempo feliz em Heidelberg, e brindam. 


 E canta pela última vez no filme, "Golden Days".


Ao passar por Heidelberg, manda que o trem pare, toma uma carruagem e vai visitar a familiar estalagem. Novas turmas de estudantes, desconhecidos, enchem a taberna, mas Kate, a quem "prometera voltar" ainda está lá...


Têm uma rápida conversa, lembrando os dias de estudante do príncipe, e se despedem.


Momento de dar um nó na garganta, não só na de Kate mas na dos espectadores também, principalmente dos românticos.



 Ann Blyth ainda vive, com 84 anos.



O ator inglês Edmund Purdom morreu em 2009, com 84 anos, em Roma.


Na década de 50, quando um dos passatempos dos jovens era escrever para os estúdios de Hollywood e solicitar fotos de artistas, uma das primeiras cartas que escrevi foi à Ann Blyth. Um par de meses depois, quando voltava da escola, entregaram-me em casa um envelope com selo americano: a foto da atriz, que, junto com outras, mais tarde, recebi. Esta certamente a mais importante, pois foi a primeira e... "guenta, coração tanta emoção!"

(veja link)


Acorda, Paulo, do teu sonho nostálgico!

                   zzzzzzzzz 

__________

Links

Ouça as músicas dofilme, com cenas, cantadas por Mario Lanza, no YouTube.com, procurando por:

O Príncipe Estudante/The Student Prince

__________

E por que não adquirir o DVD?



  • Categoria: Musical MGM / Título original: The Student Prince/Ano: 1954 / Diretor: Richard Thorpe (I) / Atores: Edmund Purdom; Ann Blyth; John Ericson / Duração: 107 min / de 15 de junho de 1954 (EUA)
  • _____________________
Saiba mais sobre Heidelberg:


Outro filme com Edmund Purdom como "O Egípcio", do escritor finlandês Mika Valtari; o ator também interpretou o bíblico "O Filho Pródigo":

http://paulofranke.blogspot.fi/2010/08/valtari-o-egipcio-purdom-tierney.html

_________________

Direto dos estúdios de Hollywood para nossa casa, as fotos dos nossos artistas favoritos:

http://paulofranke.blogspot.fi/2006/07/as-fotos-de-nossos-artistas-favoritos_16.html

_____________

Em tempo:


A rainha Silva, da Suécia, nasceu em Heidelberg, em dezembro de 1943 (dois meses depois que eu nasci), foi criada no Brasil (pai alemão e mãe brasileira descendente de espanhóis). A plebéia Silvia achou em uma Feira de Hanover, o seu príncipe Carl Gustaf, herdeiro do trono da Suécia (na postagem final desta série mostro fotos do castelo dos reis em Estocolmo).

________________

Próxima postagem:

Em Bruggs, cidade medieval da Bélgica.

________________

9 Comments:

  • Lindo post, Paulo. E muito obrigada pela lembrança. Heidelberg é ainda um sonho de consumo e, embora não tenho estado lá, foi muito presente no meu dia a dia, na época em que fui 'obrigada' a estudar alemão por motivos profissionais. Abraço.
    C.B.

    By Blogger paulofranke, at sexta-feira, abril 26, 2013 10:29:00 PM  

  • Linda postagem... Deu para sentir um nó na garganta...

    By Blogger saulo, at sexta-feira, abril 26, 2013 11:01:00 PM  

  • Acho que também perdi meu coração em Heidelberg!!!!!
    Que cidade linda!
    Quando contruí minha casa, tinha planos de colocar janelas baywindow, mas não encontrei ninguém que fizesse. Essa janela é comum em Heidelberg. Hái que delícia de lugar! Amei a arquitetura e o lado nobre da cidade deve ser um deslumbre!
    Não vale...contou-me o final do filme!
    A musica I'll walk with god é emocionante!
    Obrigada por esse "capricho de passeio"

    By Blogger Yara, at sexta-feira, abril 26, 2013 11:12:00 PM  

  • Conheci Heidelberg, a pracinha com sua igreja e a colina com as ruínas de seu castelo, uma cidade universitária que fica num vale, muito, muito interessante!

    Luiz Zatar

    By Blogger paulofranke, at sábado, abril 27, 2013 8:48:00 AM  

  • Amigo Franke,
    Excelente postagem. Adorei cada foto.
    Deu vontade de conhecer Heidelberg. Um encanto.
    Abraços!

    By Blogger Anderson, at domingo, abril 28, 2013 3:13:00 PM  

  • Bela cidade, estive passeando por lá, um lugar bem agradável.
    Provavelmente assistimos ao filme "O Príncipe Estudante" juntos com a turma do Capitólio.

    Edna Winkler

    By Blogger paulofranke, at segunda-feira, abril 29, 2013 4:03:00 PM  

  • Oi, Franke:

    Well done, aposentado...estamos com ciume santo ah aha ah

    A saudade da Alemanha se fez sentir ao ver os lugares lindos, alguns conhecidos por nos.

    Geralmente nesta epoca os morangos estao deliciosos, e como nao pegar alguns quando andávamos nos
    campos no fim da tarde.....

    Obrigada,um abraco.

    Olga Liedtke

    By Blogger paulofranke, at segunda-feira, maio 06, 2013 3:00:00 PM  

  • Tive que visitar o seu Blog novamente!
    Essa cidade me encantou!
    Desta vez cito sua forma peculiar de postagem, a de colocar os trechos do filme, entre as fotos do seu passeio ... bem característico do criativo amigo.
    No aguardo de mais um breve passeio!

    By Blogger Yara, at sexta-feira, agosto 16, 2013 10:23:00 PM  

  • Um relato emocionante da linda cidade da Alemanha! Me emocionei c o filme vou assistir e também tenho essa vontade dentro de mim... Conhecer cada cidadezinha da Alemanha, da Áustria, Suíça e etc... Um sonho a ser perseguido...

    By Blogger Dorca Lemes, at sexta-feira, junho 30, 2017 2:17:00 PM  

Postar um comentário

<< Home