Paulo Franke

30 abril, 2013

8. AMSTERDAM - visita ao Museu ANNE FRANK (2a parte)

No centro de turismo falaram-me que para conseguir  entrar no Museu Anne Frank deveríamos chegar muito cedo ou então deixar para mais tarde no dia. Acreditei e exagerei... abria às 09.00 e  às 07:30 eu estava lá, depois de caminhar muitos quarteirões do hotel pelas ruas ainda vazias, com uma ou outra pessoa dirigindo-se ao trabalho de bicicleta.  Novamente, o problema maior foi o frio, bem diferente do dia de verão, em 1973, quando a temperatura  atípica na Holanda estava a 38 graus positivos e fiquei horas à beira do canal esperando o museu abrir, enquanto escrevia meu diário de viagem (veja link).


paulo פאולו פרנק franke





Um postal noir da área com o "Anexo Secreto" pintado em azul e amarelo. (www.annefrank.org)


Tipo meia hora antes de adentrarmos o museu (enfim!), alguém oferece o livreto, conforme a língua do visitante, às pessoas na fila. Assim, aqueles que pouco conhecem a história de Anne Frank e seu diário têm tempo de inteirar-se antes de ingressarem no museu.



No folheto explicação sobre os caminhos a seguir no museu, que dispensa guias.


Os judeus que se esconderam...


... protegidos por pessoas que trabalhavam no prédio.


Após muitas salas do novo e agora moderno museu, chega finalmente a escada que conduz ao local onde as pessoas se esconderam, com uma estante escondendo a porta. Parei um pouco para examinar os arquivos originais da firma na estante.


Quando visitei o museu em 1973 podia-se tirar fotos (ver link), proibido atualmente, e os aposentos eram vistos com a luz do  dia. Agora estão na penumbra, com luzes ou pequenos holofotes focando algo interessante. Em um sentido traz ao visitante a realidade de tantos blackouts pelos quais passaram os que lá viveram, por mais de três anos, até serem delatados. 


No seu diário Anne conta da alegria de ter seus recortes de artistas etc. decorando seu quarto.


O famoso diário de Anne, encontrado entre a confusão de como ficou o local quando vieram prendê-los. Miep guardou-o até o fim da guerra, quando entregou para o único sobrevivente do grupo, Otto Frank, o pai que presenteara a Anneli o seu "grande companheiro".

Otto Frank no Anexo em 3 de maio de 1960, postal que comemorou os 50 anos da Casa Anne Frank, em maio de 2010.


De repente em um canto, a estatueta do Oscar atraiu-me a curiosidade (só havia visto um "Oscar" na Disneyland, ganho por Walter Disney).


E no poster a história. Na primavera de 1958, Otto Frank visitou o set do filme "O Diário de Anne Frank" em Hollywood. Em sua autobiografia, a atriz judia Shelley Winters (Sra.Van Daan, à direita na foto abaixo) mencionou a promessa que fez ao pai de Anne na ocasião: "Mr. Frank, se eu ganhar o Oscar pelo meu desempenho no filme, eu doarei a estatueta ao Museu Anne Frank em Amsterdam." E ganhou, e doou - grande e honrosa atitude!


Cenas do filme citado...


... que teve Millie Perkins, escolhida entre centenas de jovens, no papel de Anne Frank.


Os fundos da firma e do Anexo Secreto.



 Fui naturalmente um dos primeiros da fila a adentrar o museu... Então vi dezenas de japoneses e logo outras pessoas chegando apressadas. Quando terminei a visita, fotografei a fila que dobrava o quarteirão. Imaginem a multidão no verão!



 A vizinha igreja de Westerkerk...


... cujo badalar do sino, Anne cita no seu diário.


Ao lado da igreja, a estátua da menina Anne Frank, vítima do nazismo.

____________



Anne, cujo sonho seria tornar-se jornalista e escrever muitos livros, não imaginaria o sucesso estrondoso que seu Diário tem obtido através das décadas, traduzido para dezenas de idiomas. 
Tem sido dito: 
"A pena de Anne Frank foi mais poderosa do que a espada de Hitler"
Anneli teria gostado de saber que a princesa Laurentien da Holanda foi presentada por uma salvacionista com o trofeu "Major Alida Bosshardt" (a salvacionista que escondeu judeus mencionada na postagem anterior). A princesa tem sido incansável no seu trabalho como líder da fundação que combate a falta de interesse pela leitura, a boa literatura.

________________

LEIA 
"O DIÁRIO DE ANNE FRANK", 
À VENDA NAS PRINCIPAIS LIVRARIAS DO BRASIL.
_______________________

L i n k s

Minha visita ao Museu em 1973 - a casa onde nasceu Anne em Frankfurt 

http://paulofranke.blogspot.fi/2006/09/o-museu-anne-frank-em-amsterdam.html

Os últimos meses e dias de Anne Frank - artigo em espanhol da revista LIFE

http://paulofranke.blogspot.fi/2009/01/os-ltimos-meses-de-anne-frank.html

Minha visita ao campo de concentração de Bergen-Belsen, onde morreram Margot e Anne - veja a sepultura simbólica das irmãs

http://www.paulofranke.blogspot.fi/2013/03/anne-frank-o-dia-em-que-visitei-bergen.html


################

Próxima e última postagem da viagem:

Copenhagen - estátua de Hans Christian Andersen.

Estocolmo - Museu do Premio Nobel - a sepultura de Greta Garbo.

--------------------

9 Comments:

  • Parabéns pelo blog!! Sou estudante de cursinho, pretendo cursar Direito na USP e portanto devo ter um rico conhecimento principalmente na área de história. Pesquisando pelo google, achei o seu blog e fiquei muito feliz, os conteúdos abordados são excelentes e estão me ajudando! Obrigada!!

    By Anonymous Lygia Carniel D'Olivo, at terça-feira, abril 30, 2013 9:44:00 PM  

  • Fantástico, meu amigo! Como sempre fico vibrando com as suas postagens sobre Anne Frank.
    Fiquei muito empolgado aqui com o meu sonho de visitar o Anexo. Acabou reacendendo a chama desse meu desejo que já estava adormecendo.
    Só achei uma pena saber que não pode mais fotografar. Eu ia querer tirar muitas fotos lá.
    Muito obrigado por compartilhar, mais uma vez, suas maravilhosas experiências e conhecimentos.
    Um grande abraço do seu amigo baiano.

    By Blogger Anderson, at quarta-feira, maio 01, 2013 1:13:00 AM  

  • Obrigado, Lygia e Anderson, pelos bons comentários! Lygia, se olhar à direita ao acessar o meu blog, verá o Índice de todos os meus tópicos, e bem-vinda a pesquisar como interessar. Anderson, sim, pena não permitirem mais fotografias, mas é o que está acontecendo mais e mais em museus no mundo. Que Deus te ajude a
    cumprir o sonho de visitar o Anexo! aBRacos do Paulo

    By Blogger paulofranke, at quarta-feira, maio 01, 2013 7:36:00 AM  

  • Belíssimo relato fotográfico, Paulo. Parabéns!!!...
    aBRaços

    By Blogger Vitor Rolf Laubé, at quarta-feira, maio 01, 2013 2:58:00 PM  

  • Querido amigo Paulo, vir ao seu blog é mais do que uma viagem, é tudo muito real e como sempre me emociono demais, só tenho a agradecer e pedir a D'us que abençõe vc e os seus por toda eternidade, um forte abraço!!!

    By Anonymous Deborah Sabat, at quarta-feira, maio 01, 2013 8:32:00 PM  

  • Sou amante dos livros, principalmente pelos históricos! Por incrível que pareça, nunca lí o Diário de Anne Frank, creio que pelos motivos conhecídos por você, o tema me assusta e é mais forte do que eu e, covardemente não quero lêr sobre as atrocidades vivídas pelo povo judeu! Você e muitos outros poderão não me entender e até acharem um exagero da minha parte, mas é isso que acontece comigo.
    Mas creio que de tanto ler suas postagens, um dia comprarei o livro e criarei coragem para isso.

    By Blogger Yara, at quinta-feira, maio 09, 2013 10:39:00 PM  

  • Que lindo o Oscar!
    Que bom q o museu continua tao bem cuidado e preservado para geracoes futuras conhecerem a historia de Anne Frank! - Deborah

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, maio 13, 2013 1:39:00 PM  

  • Muito, muito legal!
    Continua registrando tuas andanças, Paulo. Um abraço!

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, maio 20, 2013 3:12:00 PM  

  • Maravilhosa postagem amigo Paulo Frank, me emociona muito suas postagens sobre a Anne através dela cheguei ao seu Maravilhoso BLOG.
    Gostei muito dos detalhes, e um dia também tenho esse sonho de visitar esse lugar tão cheio de sentimentos e esperanças devastados pela guerra e que hoje ainda deve estar aberto a visitação para que o que ocorreu nunca seja esquecido e a voz de Anne através do Diário seja sempre um grito de alerta.
    Um abraço!

    By Anonymous evelize volpi, at sexta-feira, maio 31, 2013 4:12:00 AM  

Postar um comentário

<< Home