Paulo Franke

03 maio, 2013

9. COPENHAGEM - ESTOCOLMO - Museu Nobel - GGarbo etc./FINAL

Enquanto viajava de Amsterdam para  Copenhagen,  dei  uma espiada no dia feio lá fora e vi que estávamos chegando na estacão de Odense, terra de Hans Christian Andersen, o famoso contador de histórias dinamarquês.


A cidade foi visitada na primeira InterRail que fiz (ver link).


Pisando novamente o chão dinamarquês.


Chuva e flores.


Foto obrigatória com a estátua de Hans Christian Andersen, herói nacional.


Aqui, ele olhando para o Tivoli.



Inaugurado em 1843, o Tivoli é um dos mais antigos e tradicionais parques de diversões do mundo...



... e inspirou Walt Disney a criar a Disneylândia.



Depois vim a saber que o neto do amigo dinamarquês Carl Lydholm estava segurando a bandeira desta banda infantil.



Tempo muito feio, como em toda a Europa, mas lembro-me de ter feito um sightseeing na primeira vez..


... que me impressionou pela beleza da cidade.



À esta altura cansado de identificar prédios, desculpem-me...


... fui saborear um frango frito do KFC, que não existe na Finlândia.


Copenhagen (pronuncia-se "xepenrávn) quer dizer "Porto da Compra". A palavra xepa, as últimas mercadorias vendidas em uma feira livre, parece ter sido originária da palavra, no sueco köpa (comprar). E me lembro da novela "Dona Xepa" e da atriz que encontrei no Rio e com ela conversei na rua.



As interessantes moedas dinamarquesas.



De volta à estação para tomar o trem para Estocolmo.




Foto recente de netos, depois de assistirem ao "Hans Christian Andersen" em DVD, lendo a história de um Cinemin da década de 50 na sala da casa dos avós. 

å å å å å å å å

Em Estocolmo



Já perto de casa, em Estocolmo de muitas visitas.



Vivendo em Estocolmo por um ano, e já praticamente se despedindo, minha filha, genro e netos.



Estas letras de boas-vindas sempre serão lembradas de estarem bem à vista nas casas bonitas onde viveram na Escandinávia.




Saindo para passear na famosa Gamla Stan (Cidade Velha) e admirando o acordeonista, que me lembrou do meu pai que o tocava muito bem!



As frutas como ameixa preta e dos tipos "amora" (berries) crescem na Escandinávia; as demais são importadas.



O coração da Cidade Velha.




Turistas, apesar do frio, frequentam restaurantes com extensão para a rua.



Nesta catedral luterana casou-se a princesa Victoria.




O Museu do Prêmio Nobel na Cidade Velha, que há muito queria visitar e que chegou a vez.




Globalização e ameaças terroristas (abaixo, a foto de uma câmera digital).


A queda do muro de Berlim (um pedaço do muro).


A Guerra Fria (um rádio transistor).


Fascismo e nazismo (um documento da época).



Os tempestuosos anos vinte.



Em 1921, a descoberta da Insulina.



Medicina - 1921-1930. Até 1921, o diabetes levava geralmente à morte prematura. Frederick G. Benting e John Macleod receberam o Prêmio Nobel de Medicina pela descoberta da insulina. Benting compartilhou parte do prêmio com Charles Beet por seu envolvimento nas experiências.



Boris Pasternak (1890-1960), escritor russo, em sua terra considerado somente um poeta.


Foi-lhe atribuído o Nobel de Literatura de 1958, mas ele não foi autorizado a recebê-lo por razões políticas.


Marie Curie foi a primeira pessoa a ser laureada duas vezes com um Prêmio Nobel, de Física, em 1903 (dividido com seu marido, Pierre Curie, e Becquerel) pelas suas descobertas no campo da radioatividade (que naquela altura era ainda um fenômeno pouco conhecido) e com o Nobel de Química de 1911 pela descoberta dos elementos químicos rádio e polônio. (Google)



Albert Einstein recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1921.



E a carta que escreveu aos filhos mostra que dividiu o dinheiro do prêmio com eles. O mais velho, Hans Albert, estava no processo de comprar uma casa.



A propósito de Einstein, com a banda do Exército de Salvacão de Los Angeles em 1931.



Da janela do museu.



Saindo do Museu depois de...



... um banho de conhecimentos. E uma chuva de aplausos aos premiados de todos os tempos diante do local onde é entregue o Prêmio Nobel atualmente, na Casa de Concertos (Konserthus).



Cabine telefônica do Reino. A propósito de grandes inventores, veja no link abaixo a voz de Graham Bell em uma das primeiras gravações de que se tem notícia.


A saudade da Fru Franke apertando... não no pescoço, mas no peito.



Muitos becos interessantes no lugar.




Uma passadinha no Castelo Real...



... para assistir à parada da troca da guarda.



... com toda a pompa, claro que sem comparação com a inglesa.

ö ö ö ö ö ö ö ö ö ö



A sueca Greta Garbo foi a primeira atriz estrangeira em Hollywood, levada por seu agente, um judeu-finlandês (veja link). E quando era bem jovem participou do grupo de violões do Corpo de Estocolmo III do Exército de Salvação (Frälsningsarmén).



Claro que eu não comprei flores ao descer do metrô e dirigir-me ao...



... Skogskyrkogården (Woodland Cemetery), desde 1994 parte do patrimônio mundial da UNESCO.



Uma longa caminhada dentro do imenso cemitério ainda com neve, mas pelo menos com os caminhos limpos... Até que uma funcionária do escritório apontou-me: "A sepultura de Greta Garbo está lá!"



E um coveiro tirou-me a foto.



O famoso túmulo da famosa estrela!



Certamente esta era a sua assinatura.



Seus fãs ainda depositam flores na sepultura.



Assisti a muito poucos filmes da atriz e nem fui seu fã, mas como curto filmes antigos quis ir a este lugar. Ao contrário da sociável Marlene Dietrich, que tem sua sepultura em Berlim "encostada" a de outros (veja foto na postagem 2, em Berlim), a de Greta é isolada de qualquer outra (no link, "a síndrome GGarbo").



E a tardia primavera, em forma de flores, chegando do chão.




E agora, se me permitem, algo engraçado... feita a visita, dirigi-me ao portão de saída do grande cemitério quando a mesma funcionária parou seu carro e me abordou: "Seu rosto é muito familiar para mim e fiquei pensando desde que me perguntou onde ficava a sepultura de Greta..." Sem que prosseguisse, arrisquei: "Quando eu era jovem achavam-me parecido com o Omar Shariff, do 'Dr. Jivago'..." Ela irrompeu em riso como que se eu tivesse adivinhado o seu pensamento. Cemitério não é lugar de rir, mas naquele momento se tornou, para nós, ambos. 



Uma manhã reservada para acompanhar minha filha, que é também professora na Escola Cristã da Södermalmskyrkans, uma grande igreja avivada de Estocolmo.



Fui entrevistado pelos seus alunos e depois, a pedido dela, chamei cada um à frente e fiz as respectivas caricaturas, para divertir a simpática turma de pré-adolescentes.




Na vida se aprende que 
"Devemos deixar aos nossos filhos raízes...


... e asas."

O neto foi dispensado da aula para passear com o avô.



Levei-o à Pizza Hut, sua pizza preferida. Atrás das árvores na foto que tirei do metrô perto da escola...



O estádio Globen Arena de Estocolmo é um recinto utilizado tanto para esportes como para grandes shows e eventos. O Globen, que em sueco significa O Globo, é uma obra que vale a pena visitar e que surpreende por seu original projeto arquitetônico, em forma de esfera gigante.
Esse recinto foi inaugurado em 1989 por ocasião do campeonato mundial de hóquei sobre gelo e se trata do maior edifício esférico do mundo. Nesse estádio, são realizados principalmente jogos de hóquei e basquete, entre outras modalidades esportivas, e também artísticas, como o Melodifestivalen. (Google)

ä ä ä ä ä ä ä ä ä 


Em casa, ensinando a neta a fazer bolinho de arroz exatamente como se faz no sul do RS. A gauchinha, muito dada à culinária, aprendeu e fez melhor do que eu, que posso passar a receita a quem me pedir, rsrs. Duas vezes que fez os bolinhos, não sobrou nenhum.



E chegou o último domingo, quando minha filha mais velha veio de Helsinki, convidada pela irmã, para pregar no culto do Corpo de Södertälje, que dirige há quase um ano.


O famoso quadro salvacionista de tantos templos nossos.


F no caso Frälsningsarmén, PF em sueco e finlandês (Pelastusarmeija) na Finlândia, P na Estônia (um tanto familiar os três...), S na maioria dos países.




Minha filha capitã dirigindo o programa do culto.



E a convidada tocando "Ele é exaltado!" (He is exalted) que se o leitor - que pertence ao Facebook - poderá ouvir se quiser enquanto continua a leitura.




Pai e filhas cantam um trio em sueco.


"Jag vill lyfta mina vingar som örnen" (Eu levantarei minhas asas como águia).


É muito bom louvar a Deus e ler a Sua Palavra!



Dei meu testemunho no culto, do quanto Deus tem feito na minha vida!



E a filha, que deixou seu púlpito no Templet sueco de Helsinki neste domingo, prega pela primeira vez em Södertälje.




E a boa brass band toca o postludio.



Tempo de correr pra casa e pegar as malas.



Um lindo relógio da Cidade Velha. Acabou a visita a Estocolmo.




E assim tomamos o ferryboat Estocolmo-Helsinki Sinfonia, da Silja Line.
A longa viagem de trem pela Europa, que começou pelo ar, acaba por mar.



Sempre comparo este navio a um shopping-center no seu interior.




Filha e netos... a última etapa da viagem faço acompanhado.



As cabines mais caras dão ou para o mar ou para o interior do navio.
A nossa desta vez foi aquelas que "dão para o mar", no casco do navio.

Um grupo irlandês é o contratado para fazer o show no navio no momento.






Na camiseta à venda no duty-free, velhos faróis finlandeses.


A filha com cara de aliviada da tarefa... o pai de cansado de tanto viajar!



Tudo em calma no Mar Báltico.



No convés... sol finalmente!!


Chegando ao fim de mais uma viagem maravilhosa e protegida por Deus, a Quem agradeço.





Cidades visitadas pela primeira vez:

Munique e Heidelberg (Alemanha), Veneza (Itália) e Bruges (Bélgica).


"Quero encontrar a sorrir para mim, o meu amor na estação a esperar; pegarei novamente a sua mão e seguiremos com emoção nos campos (agora) verdes do lugar." 

(Green grass of home (Tom Jones) Os verdes campos da minha terra (Agnaldo Timóteo))




(Trem com acento, certamente português lusitano ou engano, pois chamam trem de comboio)
Facebook


_________________________
-o- o- o- o- o- o- o- o- o- o- o- 


L i n k s

Hans Christian Andersen e o ator Danny Kaye:


Outras vezes em Estocolmo:




(Casa de Greta Garbo)
(Raoul Wallenberg)
(Síndrome Greta Garbo?)

Voz de Graham Bell ouvida pela 1a vez em gravacão:


_________________________

7 Comments:

  • Foi bom te-lo em nossa casa por varios dias, pai! Muip obrigada por tudo. Gostei muito desta postagem. Beijocas da Marttita

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, maio 03, 2013 9:03:00 PM  

  • Mais uma bela postagem. Dessa vez, certamente pela companhia das filhas e netos, inspiradíssima.
    Viajei com o amigo por essas terras geladas (aliás sou fã dos deliciosos cafés "Copenhagem"nos shoppings daqui) . As filhas estão lindas. Martha parecidíssima com a Anneli qdo jovem. Parabéns pela linda família e que deus te proporcione ainda muitas viagens, p/você "dividir" com os amigos.

    By Anonymous Francisco, at sábado, maio 04, 2013 5:29:00 AM  

  • Paulo, posso dizer, com todo o carinho do mundo, que foi uma benção ter te encontrado numa comunidade do orkut. Perdemos o contato, mas agora, te reencontrei aqui no face. Ainda bem, por que poder olhar para as imagens que vais nos presenteando... é um presente. Não tenho a oportunidade de viajar como tu, mas através das tuas viagens, da tua família tão linda, vou visitando lugares mágicos e mto importantes pra mim. Muito obrigada por te lembrares de mim. Grande abraço para ti e para a tua Anneli.
    Simone Caldeira
    Portugal

    By Blogger paulofranke, at segunda-feira, maio 06, 2013 2:53:00 PM  

  • Revendo esta postagem, consegui entender ainda melhor você amigo Paulo! Além de bons passeios, muito aprendizado de variadas culturas, ainda demonstra um amor especial pela sua família que soube junto com sua amada Anneli, educar e encaminha-los no evangelho de Jesus. No final da postagem - "Quero encontrar a sorrir para mim, o meu amor na estação a esperar; pegarei novamente a sua mão e seguiremos com emoção nos campos verdes do lugar."
    Isso é muito lindo amigo!

    By Blogger Yara, at quinta-feira, maio 09, 2013 10:11:00 PM  

  • De repente, Yara, você acertou. Esta postagem é um espelho do que sou. Obrigado, amiga!

    By Blogger paulofranke, at sexta-feira, maio 10, 2013 3:31:00 AM  

  • Esse post tratou de diversos assuntos. Ainda nao conheco o Museu Nobel,quem sabe na proxima vez q for a Estocolmo. Acho q tem um Museu Nobel tb em Oslo. - Deborah

    By Anonymous Anônimo, at segunda-feira, maio 13, 2013 1:44:00 PM  

  • Fiquei muito emocionada com tudo o que li aqui.., é tão maravilhoso ter família, religião, fé, amigos, poder viajar, conhecer lugares.., acho que essas magias não têm preço! Obrigada por mais essa postagem emocionante!
    Que Deus abençoe., felicidades sempre!

    By Blogger Mª de Lourdes, at sábado, julho 20, 2013 1:54:00 AM  

Postar um comentário

<< Home